sábado, 22 de agosto de 2009

Quem fala assim...mais um comentário em 89.1FM

O concelho de Salvaterra de Magos, a uns escassos 65 Km a norte de Lisboa é, desde há um ano, o lugar que escolhi para viver! É a lei da gravidade a funcionar em pleno na minha vida: a força da atracção à terra... Aqui, nesta terra, os meus avós paternos estão sepultados; aqui o meu pai cresceu e, a casa que construí, em Marinhais, está localizada nos terrrenos pelos quais o meu pai, agora com 77 anos e a viver no Algarve, passava no caminho que fazia para a Escola Primária!

Voltar às origens pode tornar-se um regresso ou um progresso; isto é, pode ser um passo no sentido do passado, ou um passo no sentido do futuro... Depende: se aí chegamos para terminar os últimos dias é um regresso; mas se aí chegamos para recomeçar os próximos anos, então é um progresso.

No meu caso, é um percurso de progresso uma vez que cheguei para recomeçar, para me integrar, para contribuir, para participar activamente na vida e no desenvolvimento da comunidade da qual sou herdeiro. As questões sociais, as questões políticas, as questões económicas, as questões culturais, as questões ambientais...as questões da vida, afinal, terão sempre a minha atenção e, sempre que útil ou possível, a minha contribuição.

Há densas realidades que pesam violentamente sobre esta comunidade: uma população envelhecida, uma ruralidade muito pesada, uma taxa de analfabetismo duas vezes superior à média nacional, um tecido empresarial quase inexistente, uma taxa de desemprego duas vezes superior à média nacional... e, pior que tudo isso (e talvez a causa principal de tudo isso), também temos aqui instituições políticas que só se lembram que há pessoas três meses antes das eleições!

E mal vai a vida de uma comunidade quando o poder político deixa de ser aquilo que deve ser: um instrumento para servir as famílias, as empresas, as instituições. Era Aristóteles que dizia que o objectivo da política é o de criar amizade entre os membros da cidade...

Uma coisa posso assegurar-lhe: esta rádio, 89.1FM – a rádio Lezíria – não é uma instituição política, mas chegou aqui para dar-lhe vez e voz, a si, e ajudar esta comunidade a ganhar esperança e expectativa numa realidade diferente.

Sem comentários: