quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A POLÍTICA E A TECELAGEM

Platão comparava a política à tecelagem! A mistura de diversos tecidos e a arte de os conjugar e cozer, tinham algo a ver com a capacidade do político em encontrar equilíbrios na gestão de pessoas, cada uma com as suas próprias idiossincrasias.

Mas há mais: cada fio que forma o tecido político, isto é, cada indivíduo que intervém no processo político e participa na construção de um tecido político, deve perceber que mais importante que o fio, é o tecido no seu conjunto.

Na política, o fio é menor que o tecido; o indivíduo é menor que o partido e os interesses pessoais devem submeter-se, sujeitar-se aos interesses colectivos.

Quando há conflito de interesses, é o interesse do grupo que prevalece. O tecido vale mais que o fio! É por isso que o PSD/Salvaterra decidiu retirar a confiança política ao seu militante que representou o Partido na corrida à Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos. Como já vi aqui, neste blog, uma referência a esse facto, não quero deixar de dizer, com toda a clareza, que o que esteve em jogo foi tão-somente isto: conflito de interesses. O interesse de um fio em conflito com o interesse do tecido!

Ora, ao coligar-se com o Bloco de Esquerda, pareceu-nos que o militante teve mais cuidado em assegurar os interesses pessoais que os interesses do Partido. Logo, a Comissão Política do PSD resolveu acautelar os interesses do Partido e fez o que tinha de fazer! O resto é novela…

Sem comentários: