Fernando Pessoa, agora na pele e na pena de Alberto Caeiro escreveu: «Sou um guardador de rebanhos, e os rebanhos é os meus pensamentos».
O problema não é ter muitos pensamentos - ah pois.... é que há por aí quem queria matar o rebanho e convencer-nos, ou forçar-nos, a parar de pensar. As ideologias no topo da lista – religiosas e outras!
O problema é outro e Sarte tinha razão: «o inferno são os outros». E é... esses muitos outros que nos habitam, nos incomodam, nos inquietam cá dentro....esses muitos outros (pensamentos) interiores que, como rebanhos rebeldes, não conseguimos domar e dominar! Esse é que é o problema: as ovelhas negras! Há que aprender a lidar com as ovelhas negras.
Que os montes e vales da nossa vida sejam povoados - densamente povoados - de pensamentos. Muitos pensamentos. Até, quem sabe, pensamentos difusos, díspares, diferentes mas que, no fim do dia, no fim da vida, recolhemos como o pastor recolhe as ovelhas no redil. E tornam-se, como que por magia, num rebanho afinal ordenado, conjugado, coerente.
Até logo, guardadores de rebanhos.
2 comentários:
« TODO O HOMEM QUE TENHA QUE TALHAR PARA SI UM CAMINHO PARA O ALTO, ENCONTRARÁ OBSTÁCULOS INCOMPREENSÍVEIS E CONSTANTES...»ag
Fernando Pessoa
Lembrou-me Soeiro Pereira Gomes, nos -ESTEIROS-: «Constantino guardador de vacas e de sonhos»
Enviar um comentário