sábado, 25 de abril de 2009

Abaixo a ditadura... ainda!!!

Quem olhar para esta imagem, a preto e branco, e pensar que tanto a imagem como a mensagem são antigas...desengane-se! Depois de 35 anos... a vida cinzenta de milhões de portugueses continua cada vez mais a preto e branco. Mais, continua cada vez mais negra, mais abatida, mais desesperançada. Infelizmente, passados 35 anos de pouca revolução e ainda menos evolução, preto e branco é a cor, é a imagem, é o sentido da vida portuguesa.

«Abaixo a ditadura», escrevia-se! Esse desejo intenso, essa paixão mobilizadora, gritada através de frases mudas que enchiam paredes, portões, fachadas e cartazes, era uma convocatória sincera e sentida, dirigida a todos os homens e mulheres.

Vimos o fim à ditadura salazarista. Graças a Deus! Obrigado, capitães de Abril! Mas o Homem, esse ditadorzeco de meia-tigela, que parece abrigar, esconder, aninhar um Salazar dentro de si, não desiste de construir aquilo que naturalmente dele emana... e assim se perpetua a ditadura!

Elas aí estão! Temo-las de dimensão social: a ditadura da imagem, a ditadura do consumo, a ditadura da classe, a ditadura da tradição cultural… Temo-las de dimensão intelectual: a ditadura do paradigma, a ditadura do método, a ditadura da teoria… Temo-las de dimensão religiosa (essas, então, são de bradar aos céus…): a ditadura da igreja, a ditadura da doutrina, a ditadura da ortodoxia, a ditadura da tradição, a ditadura dos costumes…Temo-las de dimensão política: a ditadura da partidocracia, a ditadura do aparelho, a ditadura da disciplina partidária, a ditadura da maioria…

ABAIXO A DITADURA!

1 comentário:

Anónimo disse...

COMO É BONITA A LIBERDADE


O MUNDO É GRANDE E CABE
NESTA JANELA SOBRE O MAR.

O MAR É GRANDE E CABE
NA CAMA E NO COLCHÃO DE AMAR.


O AMOR E GRANDE E CABE
NO BREVE ESPAÇO DE BEIJAR.


CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE