segunda-feira, 2 de março de 2009

5,5 milhões para estudar o fenómeno religioso!




Esta semana, a University of Southern California em Los Angeles, recebeu um donativo de 6,9 milhões de dólares (5,5 milhões de euros) para estudar o cristianismo pentecostal e carismático – um dos grupos religiosos que mais rapidamente cresce no mundo.

Este donativo, que vem da John Templeton Foundation, uma Fundação dedicada ao estudo das ciências naturais e sociais, é o maior alguma vez concedido para o estudo do movimento pentecostal/carismático. Este fundo vai ser usado para estabelecer, na dita Universidade, uma linha de investigação denominada Pentecostal and Charismatic Research Initiative (PCRI)

O vice-presidente do departamento de ciências humanas da John Templeton Foundation, Kimon Sargeant , justificou este donativo dizendo que «o crescimento global do pentecostalismo é um dos factos mais notáveis na transformação do quadro religioso deste último século». Acrescentou ainda que o alvo deste projecto é tentar compreender a importância do pentecostalismo nas ciências sociais, em áreas que vão desde o conceito de capital social ao desenvolvimento económico, passando pela questão política.

Os meus alunos do terceiro ano da nossa licenciatura, que acabaram de fazer a cadeira de «Religião, Sociedade e Desenvolvimento», estão já familiarizados com estes termos e com esta temática…

Com mais de 600 milhões de cristão carismáticos em todo o mundo, os observadores dizem que os múltiplos efeitos que o pentecostalismo causa em diferentes culturas (Brasil e Guatemala são estudos de caso), forçam a comunidade académica a ter essa realidade em linha de conta.

Nós por cá, nem nos damos conta que tal realidade exista. De quem será a culpa???

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me surpreende. Mais ainda há-de acontecer. Há alguns anos atrás a Revista "LIFE" considerou o fenómeno da Rua Azuza em LA, um dos maiores acontecimentos do séc. XX.

Emanuel Fernandes, Porto