sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A convalescença


Portugal está em convalescença!

Se Antero de Quental estava certo, o vírus que provocou a doença foi o cristianismo tridentino, que fez cair sobre o país uma sombra densa que se transformou no que podemos chamar de uma longa noite portuguesa!

Deve-se ao Concílio de Trento essa degeneração que foi desfigurando o cristianismo, ao ponto de o tornar uma máquina de perseguição e tortura que, durante três séculos, praticou um «Santo Ofício», deixando o país num estado de saúde muito precário. A censura ideológica e a perseguição religiosa ajudaram a criar tiques de exclusão e intolerância que preparam o caminho para um longo período, tanto de igreja única como de partido único.

O país perdeu os sentidos – entrou em coma profundo!

Em Levítico 18:27-29, Deus advertia severamente a Israel dizendo que as gerações passadas tinham feito coisas abomináveis e que isso tinha feito a terra adoecer! A advertência agora era para que as novas gerações não cometessem as mesmas abominações; caso contrário, a terra vomitá-las-ia!

Como aconteceu com Israel, também em Portugal houve gerações que fizeram o país adoecer gravemente! O problema é que estes fenómenos são como as ondas do mar: depois de recuaram e desapareceram ainda deixam na praia os seus detritos… ignorância, intolerância, preconceito, são os restos dessa doença nacional.

Resta-nos a esperança numa geração que leia por outras cartilhas.

Já tivemos a primeira tarde portuguesa; já passamos por uma longa noite portuguesa; já é tempo que se faça dia!

Luís Melancia

1 comentário:

Anónimo disse...

CAUSAS DA DECADÊNCIA DE UM POVO Á BEIRA MAR...!

1ª Somos um País principalmente agricola; mas sem agricultores.

2ª Somos um País de marinheiros;mas sem marinha.

3ª Demos novos Mundos ao Mundo; mas ficamos com o velho.