sexta-feira, 6 de junho de 2008

OBAMA E ISRAEL



Barack Obama disse nesta quarta-feira que Jerusalém tem de ser a capital de Israel e não pode ser dividida (entre os estados judaico e palestiniano).

«Qualquer acordo com o povo palestiniano tem de ter como condição a preservação da identidade de Israel como Estado judaico, com fronteiras seguras, aceites e defendidas», disse ele.

Estas afirmações de Obama contrastam com a posição política dos EUA, que tem sido, há muito tempo, intencionalmente vaga sobre a questão de Jerusalém.

Recordemo-nos que os palestinianos também reclamam Jerusalém como capital do seu país.

*******

Entretanto, o presidente palestiniano Mahmoud Abbas que anda numa azáfama a tentar conciliar o Hamas e a Fatah, disse hoje em Ramallah que «a declaração de Obama deve ser totalmente rejeitada». E acrescentou que «toda a gente sabe que Jerusalém Oriental, a Jerusalém sagrada, foi ocupada em 1967, e o mundo não aceitará um Estado palestiniano sem ter Jerusalém como capital».

Se Abbas fala em nome do mundo, por uma de duas razões será: (1) Ou é porque o mundo dele é muito perqueno, ou (2) porque, lá para aqueles lados, estão o mesmo a pensar a sério em reduzir o tamanho do mundo, varrendo do mapa uns quantos países...

Sem comentários: