terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sinatra bem cantava: I’ve got you under my skin», mas não chega!

«Convite a um Encontro» é o nome de uma série de escritos poéticos da autoria do judeu sefardita Jacob Moreno (1892-1974). Para descrever o «Encontro» (conceito que veio a tornar-se central no movimento existencialista), Moreno apresenta duas pessoas trocando os olhos para se compreenderem e se conhecerem mutuamente:

«Um encontro de dois: olho a olho, face a face. E quando você estiver próximo arrancarei seus olhos e os colocarei no lugar dos meus; você arrancará meus olhos e os colocará em lugar dos seus; então, olharei para si, com seus olhos, e você olhará para mim, com os meus».

Este é o desafio: conhecer o outro através dos seus próprios olhos. É um desafio impossível de realizar, bem sei. Afinal de contas, tudo o que conhecemos é sempre e só a partir de nós próprios! Mas isto responsabiliza-nos: responsabiliza-nos a fazer mais no sentido de tentar conhecer o outro a partir dele próprio…

De resto, se seguirmos o rasto francês da palavra «conhecer», perceberemos que conhecer («connaitre») é, afinal, «nascer com», e conhecimento é «nascimento com».
Aqui está: para conhecer o outro temos de tentar nascer com ele – entrar no mundo dele e ver com os olhos dele.

Sinatra bem cantava: I’ve got you under my skin», mas não chega! É mais que estar debaixo da pele do outro: é ter os olhos dele; é encarná-lo; é nascer com ele!

Sem comentários: