domingo, 5 de abril de 2009

Brasília



Cheguei a Brasília eram 15:45h. Céu côr de chumbo, pesado, carregado, a adivinhar a chuva que me recebeu durante o resto da tarde e da noite. Mas é bom: limpa o ar, ajuda a lavar as ruas e refresca a atmosfera pesada por força de um teor de humidade que se torna desconfortável. Estão 27 graus de um calor tropical «gostoso»... como por cá se diz.

Assim que aterrei, voei baixinho para conseguir chegar a horas a uma reunião de preparação de um projecto académico que estamos a desenvolver aqui em Brasília, no âmbito da Universidade Lusófona e de uma Faculdade brasileira.

Brasília...é a primeira vez que aqui venho. Estava a tentar recordar-me do número de viagens que já fiz ao Brasil nos últimos 9 anos. Foram muitas e a muitas cidades; e é sempre um prazer cá voltar. A alegria, a boa disposição, o optimismo, a leveza, a simpatia deste povo contrasta com a sobriedade, a seriedade, a gravidade, o peso que nós, portugueses, tendemos a desenvolver.

Brasília...e lembrei-me dessas últimas declarações políticas do Presidente Lula da Silva, em registo «Chavista»: diz ele que a crise económica mundial foi causada por brancos de olhos azuis!!!

Sem comentários! Ainda bem que sou morenos e tenho olhos negros.

Com tudo isto, são 23:30h em Brasília; 3:30h em Salvaterra de Magos.

1 comentário:

manoel disse...

OLA AMADO PROFESSOR!
FIQUEI FELIZ EM SABER QUE GOSTASTES DE NOSSA MARAVILHOSA BRASÍLIA E PELOS COMENTARIOS QUE FIZESTES.
ESPERO QUE ESTA PARCERIA COM NOSSA FACULDADE TRAGA NO SEU AMBITO MUITAS SATISFAÇÕES.
GOSTEI DOS COMENTARIOS "BRANCOS DE OLHOS AZUIS" KKKKKK, MAS DEIXA PRA LÁ, COMO BEM VOCÊ DISSE DE FORMA SABIA "SEM COMENTARIO", TAMBÉM DI O MESMO.
UM GRANDE ABRAÇO!

PR. MANOEL MESSIAS