quinta-feira, 5 de março de 2009

Uma questão de necessidade



O Professor Richard Dawkins e a BHO (British Humanist Association), conseguiram angariar 157.000,00€ para que a sua campanha anti-Deus conseguisse apanhar o autocarro em Londres! «Provavelmente não há Deus... » diz ele.

O político cristão George Hargreaves contra-atacou. Apanhou outro autocarro e emplastrou-lhe a mensagem oposta: «Definitivamente há Deus. Por isso, junta-te à festa cristã e goza a vida».

Entretanto, a Sociedade Bíblica Britânica angariou 40.000,00€ para afixar outdoors com uma citação do Salmo 53:1 – «Diz o néscio no seu coração: não há Deus».

Uma coisa, contudo, parece-me evidente: a empresa de marketing que montou a campanha anti-Deus, acertou ao lado. E pode, até, fazer um auto-golo...É que num período de tanta crise, desemprego, incerteza e depressão, qualquer pessoa prefere mas é acreditar que não está abandonada e que a ajuda divina é uma possibilidade. O homem precisa crer numa providência divina; precisa crer que Alguém toma conta disto tudo; precisa crer que há um processo histórico, contínuo, coerente, crescente... e que a sua vida está em boas mãos!

Para Feuerbach, Deus existe porque eu desejo.
Para Unamuno, Deus existe porque eu quero.
Para Jung, Deus existe porque eu existo.
Para o homem moderno, Deus existe porque eu preciso.

Parece-me que crer em Deus já não é só uma questão de fé, passou a ser uma questão de necessidade!

3 comentários:

Anónimo disse...

Efectivamente estamos a viver dias complicados! Tenho para mim que quem se atreve a gastar tanto dinheiro para brincar com Deus desta maneira, ou é muito rico ou é muito cruel :-(
Felicito a iniciativa da SB Britânica.
Tem de ser assim. Acção - reacção. Eles agem e nós reagimos, porque quem não se sente não é filho de boa gente, já dizia o velho ditado.
Emanuel Fernandes

Anónimo disse...

«O QUE ME ASSUSTA NÃO É O GRITO DOS MAUS...MAS O SILÊNCIO DOS BONS.»


Martin Luther King

Anónimo disse...

A APOSTA DE PASCAL

O grande matemático e filosofo, Pascal(1632-1662)argumenta a existencia de Deus do seguinte modo:-DEUS EXISTE OU NÃO EXISTE...QUE APOSTARÁS TU? De acordo com a razão não se poderás defender nem uma nem outra tese; mas devemos apostar. (E quanto á FELECIDADE)? Se ganharmos a aposta ganhamos tudo, se perdemos não perdemos nada...
APOSTEMOS ENTÃO SEM HESITAÇÃO, QUE ELE EXISTE.AG