terça-feira, 2 de setembro de 2008

CRISTÃOS AOS LEÕES



Hoje vi um rapaz de aspecto peculiar, desses vestidos de negro e de rosto perfurado de piercings, envergando ousadamente uma Tshirt com uma inscrição curiosa. Dizia: «Christians to the lions» que traduzido é «Cristãos aos leões»!Fiquei assustado! Deve haver alguma razão que justifique tanto ódio, raiva e rancor contra os cristãos…A liberdade de expressão é um património inviolável do qual não podemos nem devemos abdicar. Daí eu concordar que ele tenha o direito de dizer a toda a gente que os cristãos devem, de novo, ser lançados às feras, como se fazia há dois mil anos.

A ironia de tudo isto reside no facto de ser exactamente esta cultura e sociedade cristã – que ele parece odiar – que permite ao nosso jovem dizer tudo o que ele quiser, mesmo contra os cristãos, sem ter medo de ser punido!!!Depois imaginei quão diferente seria a vida desse mesmo jovenzinho se lhe desse na real gana ir para a Albânia com uma Tshirt em que envergasse uma inscrição do género «Morte aos comunistas». Ou ainda se tivesse a ideia peregrina de ir para Teerão com uma Tshirt que gritasse «Muçulmanos p’ra fogueira»...

Questões teológicas e crenças à parte, continuo a crer que o cristianismo, agora recuperado de uma deriva medieval de má memória, continua a ser relevante. Enquanto modelo social, o cristianismo mantém uma cultura de tolerância, de respeito pela diferença e de valorização do outro que importa manter a todo o custo. Mesmo diante de provocações como esta!

1 comentário:

Pedro Jordão disse...

olá
verdadeiramente há gente que não tem ideia do que anda cá a fazer.
um aleta que quero deixar aqui é que o maior erro que podemos fazer como pessoas e o qual mais praticamos é o conformismo das situações que nos estão a prejudicar, deixamo-nos influenciar p´los discursos politicos e não só dos proprios amigos e não tomamos as redeas da situação deixamos arrastar a situação até que se torna um labirinto do qual não fazemos ideia da saida.
vamos analizar a situação criar a estrategia e agir não vamos mais ficar a espera que nos venham ajudar ,ajudemo-nos nós mesmos e aos outros tambem.