quarta-feira, 25 de junho de 2008

Religião e Política


A Reuters divulgou agora um estudo sobre o impacto da religião nas próximas eleições presidenciais. As conclusões são as seguintes:

No que tem a ver com afiliação partidária, o estudo mostrou que os Mórmones são o grupo religioso mais ferrenhamente republicano, com 65% dos inquiridos a assumirem-se como militantes ou simpatizantes desse partido.

Os membros das igrejas protestantes negras são o grupo democrata mais fiável com 77% dos seus membros a simpatizar com esse partido. Curiosamente, os ateus e agnósticos também se inclinam para o partido democrata com 65% e 62% de simpatizantes, respectivamente.

Entre os evangélicos e protestantes, um grupo habitualmente associado ao partido republicano e às causas mais conservadoras, as coisas são menos claras. O estudo mostrou que 50% deste grupo inclina-se para o Partido Republicano enquanto 34% preferem o Partido Democrata.

Isto levanta questões interessantes: pode o candidato democrata Barack Obama atrair o voto religioso sem perder a base de apoio que o partido tem entre os ateus e agnósticos? Conseguirá o rival republicano John McCain reunir o voto dividido dos evangélicos?

Este estudo, que reuniu as respostas de 35.000 adultos espalhados por todo o país, foi publicado em Fevereiro deste ano e pode ser um bom indicador das tendências de voto destas eleições presidenciais.

Sem comentários: