segunda-feira, 16 de junho de 2008

A confiança e a saúde social de um país



Confiança é um «ingrediente social» muito importante. Nas duas últimas décadas, os cientistas sociais têm-se dedicado a estudar a correlação entre a confiança e os níveis de desenvolvimento dos povos. De uma maneira geral, acredita-se que coisas boas acontecem em sociedades onde as pessoas tendem a confiar umas nas outras – têm democracias mais fortes, economias mais prósperas, melhor saúde e sofrem menos de outras doenças sociais.

Um estudo da «Pew Global Attitudes Project» mostrou ainda que quando uma sociedade tem elevados níveis de confiança, isto é, quando as pessoas, de uma forma geral, confiam umas nas outras, essas sociedades têm menos preocupação com o crime e verifica-se menos corrupção na política.

Esse estudo apresenta ainda outras conclusões: o índice de confiança que existe na Europa do Norte é maior do que o índice de confiança encontrado no sul – em Espanha, França e Itália. A Suécia é mesmo a campeã da confiança! No Médio-Oriente, América Latina e África, o índice de confiança tende a ser igualmente baixo. Outra conclusão é que a confiança é um valor mais presente no Ocidente do que no Leste Europeu.

Sem comentários: