sábado, 14 de junho de 2008

A casualidade ou a causalidade


«Elementos essenciais à emergência da vida na Terra terão vindo do espaço, afirma uma equipa internacional de investigadores que analisou a estrutura de um meteorito caído na Austrália.

Estes cientistas europeus e norte-americanos garantem ter provado que as bases azotadas (ou bases nucleicas) dos meteoritos, presentes no ADN das células vivas, vieram certamente do espaço incrustadas em meteoritos que caíram na Terra.A contribuição dos meteoritos no surgimento da vida na Terra, de há muito considerada uma possibilidade, torna-se agora muito mais provável. Esta descoberta conforta a teoria segundo a qual "as matérias-primas necessárias à vida que foram trazidas para a Terra primitiva (há 4,5 a 3,8 mil milhões de anos) são de origem exógena", declarou à agência France Presse Zita Martins, co-autora do artigo».
***
Depois da teoria do big-bang para explicar a origem do universo e da teoria do bombardeamento de meteoritos para explicar a origem da vida na Terra, a questão que se coloca é se esses processos foram fruto de um acaso ou de uma causa inteligente. Se foram fruto do acaso, então a vida humana não é mais que um acidente cósmico. Se há uma causa anterior - Alguém que interveio de forma inteligente - então a nossa existência reveste-se de dignidade e propósito.

A vida: será o resultado de mera casualidade ou será antes resultado de uma causalidade?

Sem comentários: