terça-feira, 20 de maio de 2008

Tribunal condena universitário à pena de morte


Foto de Molvi Shamas ul-Rehman, o Presidente do Tribunal Provincial de Primeira Instância que sentenciou Kambaksh à pena de morte.

Foto de Sayed Perwiz Kambakhsh

Sayed Perwiz Kambakhsh é um estudante universitário e jornalista afegão de 23 anos, que recebeu a sua sentença num julgamento em que não teve direito a advogado e que demorou aproximadamente 4 minutos.

O crime: baixou da Internet uns artigos que questionavam valores do islão que têm a ver com os direitos das mulheres.
A sentença: pena de morte.
Depois de ser transferido da prisão onde estava, o que pode constutuir um sinal positivo, foi agora concedida a Kambakhsh uma semana para arranjar advogado e apresentar uma declaração em sua defesa. De acordo com um porta-voz oficial, a decisão final de confirmar ou anular a sentença de pena de morte recairá ainda sobre o Presidente Karzai.
A comunidade internacional – grupos internacionais e afegãos, governos de países e até a ONU – está a mobilizar-se para tentar a sua mais que justa absolvição. Se há comunidades islâmicas que condenam esta barbárie, seria bom darem uma ajuda – oficial, visível e audível. Esses, mais do que ninguém, estão em posição privilegiada para se demarcarem desta injustiça e e evitar que seja cometida.

Sem comentários: